A história da Starbucks.
A primeira loja da Starbucks foi lançada em 1971, fornecendo os melhores grãos de café e equipamentos.
Sua historia começou a mudar quando Howard Schultz, atual CEO e presidente do conselho da Starbucks, entrou para a rede em 1982, depois de uma viagem para Milão e conhecer as melhores cafeterias da época, propôs que seria ótimo para a empresa trabalhar também com café expresso.
Howard se tornou dono da marca Starbucks em 1987, onde entrou em expansão rapidamente.
Como é dito em site site oficial:
“Desde o início, a Starbucks se propunha a ser um tipo de empresa diferente, que não apenas celebrava o café e sua rica tradição, mas também trazia um sentimento de conexão.”
A atuação da Starbucks no lucrativo mercado do Café.
A Starbucks conta com mais de 15 mil lojas em mais 50 países, atuando em um mercado bastante lucrativo, que só nos Estados Unidos tem uma movimentação de mais de 3 bilhões de dólares todos os anos.
A Starbucks visando este mercado que também é bastante lucrativo aqui no Brasil, que segundo informações do Sindicado da Indústria do Café em São Paulo, movimenta 100 milhões de reais todo ano e com um potencial para crescer muito mais.
É possível abrir uma Franquia Starbucks?
Segundo o diretor nacional da rede, Norman Baines disse que estão estudando abrir franquias no Brasil, mas ainda não é possível. A rede já conta com mais de 79 unidades, todas no Rio de Janeiro ou São Paulo.
O modelo está sendo avaliado como uma forma alternativa para facilitar a expansão para os outros estados do país.
A grande dificuldade para a abertura de franquias da Starbucks no Brasil é a dimensão geográfica, “A logística é difícil e não dá para errar. Já houve marcas que fizeram isso com menos cuidado e tiveram de sair do mercado para voltar mais tarde.” disse Baines.
O diretor nacional também comentou que recebe mensalmente mais de 170 pedidos de informações sobre a possibilidade de abrir uma franquia da rede Starbucks, e isso ajuda na coleta da demanda das principais regiões do país.
Atuando nacionalmente apenas no formato de lojas, a rede conta com 79 lojas no período de 8 anos desde a inauguração da primeira loja no pais. Um crescimento rápido considerado pelo executivo.
Como a Starbucks funciona no formato de lojas credenciadas, entre em contato através do site oficial da empresa ou através de sua sede em Washington. Após ser aprovado, a Starbucks treinará você e sua equipe, deixando a loja o mais semelhante possível das outras lojas da rede.