sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Starbucks Brasil – Franquia ou Loja Conveniada?

Resultado de imagem para starbucks

A história da Starbucks.

A primeira loja da Starbucks foi lançada em 1971, fornecendo os melhores grãos de café e equipamentos.
Sua historia começou a mudar quando Howard Schultz, atual CEO e presidente do conselho da Starbucks, entrou para a rede em 1982, depois de uma viagem para Milão e conhecer as melhores cafeterias da época, propôs que seria ótimo para a empresa trabalhar também com café expresso.
Howard se tornou dono da marca Starbucks em 1987, onde entrou em expansão rapidamente.
Como é dito em site site oficial:
“Desde o início, a Starbucks se propunha a ser um tipo de empresa diferente, que não apenas celebrava o café e sua rica tradição, mas também trazia um sentimento de conexão.”

A atuação da Starbucks no lucrativo mercado do Café.

Starbucks conta com mais de 15 mil lojas em mais 50 países, atuando em um mercado bastante lucrativo, que só nos Estados Unidos tem uma movimentação de mais de 3 bilhões de dólares todos os anos.
Starbucks visando este mercado que também é bastante lucrativo aqui no Brasil, que segundo informações do Sindicado da Indústria do Café em São Paulo, movimenta 100 milhões de reais todo ano e com um potencial para crescer muito mais.

É possível abrir uma Franquia Starbucks?

Segundo o diretor nacional da rede, Norman Baines disse que estão estudando abrir franquias no Brasil, mas ainda não é possível. A rede já conta com mais de 79 unidades, todas no Rio de Janeiro ou São Paulo.
O modelo está sendo avaliado como uma forma alternativa para facilitar a expansão para os outros estados do país.
A grande dificuldade para a abertura de franquias da Starbucks no Brasil é a dimensão geográfica, “A logística é difícil e não dá para errar. Já houve marcas que fizeram isso com menos cuidado e tiveram de sair do mercado para voltar mais tarde.” disse Baines.
O diretor nacional também comentou que recebe mensalmente mais de 170 pedidos de informações sobre a possibilidade de abrir uma franquia da rede Starbucks, e isso ajuda na coleta da demanda das principais regiões do país.
Atuando nacionalmente apenas no formato de lojas, a rede conta com 79 lojas no período de 8 anos desde a inauguração da primeira loja no pais. Um crescimento rápido considerado pelo executivo.
Como a Starbucks funciona no formato de lojas credenciadas, entre em contato através do site oficial da empresa ou através de sua sede em Washington. Após ser aprovado, a Starbucks treinará você e sua equipe, deixando a loja o mais semelhante possível das outras lojas da rede.